Eleito Aeroporto do Ano de 2024 pelo World Air Cargo Awards, o Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/São Paulo) vai apresentar sua infraestrutura de excelência e seus principais serviços durante a Intermodal South America 2025, que acontece de 22 a 24 de abril, nos pavilhões do São Paulo Expo, em São Paulo.
A Intermodal é o maior evento de logística da América Latina e reunirá importantes empresas de logística, painéis de debate, palestras, oportunidades de conhecimento e espaços para networking. O evento deve reunir cerca de 46 mil visitantes e mais de 500 marcas nacionais e internacionais.
A equipe Comercial do aeroporto terá diversas reuniões para apresentar a conectividade global do terminal aéreo, a infraestrutura reconhecida internacionalmente e as soluções logísticas inovadoras aos clientes que desejam estabelecer novos negócios de carga aérea ou novas rotas internacionais regulares para o terminal de carga ou de ageiros.
Para isso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a do aeroporto, terá um estande especial (B040) projetado para atender clientes e apresentar as novidades implementadas no terminal. (confira os contatos comerciais abaixo)
“Viracopos é o maior hub de aviação cargueira da América do Sul e tem ainda muitas oportunidades de expansão. Vamos apresentar o que já foi realizado, e nossos programas para fomentar novos negócios. Queremos conversar com todos os elos da cadeia logística e segmentos da indústria que utilizam o transporte aéreo de cargas.”, destacou a diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.
Viracopos processa aproximadamente 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.
“Entre os pilares apresentados pelo time de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga, a capacidade operacional de alta performance e a utilização das melhores práticas em gestão, movimentação e armazenagem de cargas”, disse a gerente Comercial de Carga, Marina Giffu.
Infraestrutura
O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento, com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA possui monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.
O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.
TECA Viracopos
O Aeroporto de Viracopos processa, em média, cerca de 300 mil toneladas de carga por ano, somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas (courier) e cargas nacionais.
Viracopos possui a recertificação internacional CEIV-PHARMA, que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.
A certificação global CEIV-PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. Com este certificado, Viracopos ou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.
Além disso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., a do aeroporto, possui a Recertificação ISO 9001:2015 para o escopo Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga (TECA) e Embarque e Desembarque de ageiros.
Como resultado de sua eficiência no setor farmacêutico, Viracopos foi indicado neste ano como finalista do 29º Prêmio de Qualidade Sindusfarma na categoria “Armazenagem de medicamentos em recintos alfandegados de zona primária (Portos e Aeroportos)”. O resultado deve ser anunciado em junho. O Prêmio de Qualidade Sindusfarma é a maior premiação da indústria farmacêutica, reconhecendo os principais fornecedores e prestadores de serviço que alcançam os mais altos padrões de qualidade do setor…